Neurobranding: a gestão de marca sob o viés do Neuromarketing

R$960,00

Curso online de 12 horas com aulas gravadas

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REF: ITON-02 Categoria:

Como a gestão de marca pode potencializar as estratégias de marca em ambientes de constantes incertezas

Carga Horária: 12 horas

Formato: 8 aulas on-line gravadas de 1h30 cada.

Introdução: Este curso tem como objetivo desenvolver a visão de orientação para o Marketing por meio da gestão estratégica de marca. Em vista das mudanças pelas quais os mercados passam, acentuado pelo atual contexto, este curso oferece uma visão alternativa para que as organizações possam manter a sua competitividade, identificar oportunidades em mercados em constante transformações. Parte do pressuposto que com um adequado entendimento dos processos decisórios, subsidiado pelas mais recentes descobertas em Neuromarketing, pode-se desenvolver uma marca forte e assim, criar diferenciais perenes para uma empresa. Outro ponto que deve-se salientar é que em mercados com uma intensa concorrência, possuir uma marca única, pode-se obter as seguintes vantagens: ser melhor reconhecida pelos consumidores em um ambiente com intenso ruído de informação; evitar as guerras de preço e minimizar a concorrência; facilitar o desenvolvimento de novos produtos; facilitar a fluência e o entendimento, por parte dos consumidores, dos diferencias de uma marca, e usar a força de uma marca para potencializar as demais estratégias mercadológicas. Com foco nestes objetivos, o curso abordará os seguintes temas: Marca no contexto mercadológico; Composto de marca e branding; Marca e Neuromarketing; Essência da marca; Branding Sensorial; A marca do PDV; Marca e percepção de preço; Marca e o composto comunicacional. O curso apresenta conteúdos das obras publicadas recentemente pelo expositor, Gestão Estratégica de Marcas (2017) e Desmistificando o Neuromarketing (2020).

 

Objetivos: desenvolver uma visão estratégica da gestão de marca com o objetivo de identificar formas de potencializar a experiência dos consumidores e criar valor por meio de marcas distintas, fortes e que consigam falar de forma mais direta com os clientes. Partindo do pressuposto que a marca pode ser o principal determinante de compra, compreender como os clientes recebem e processam os estímulo de uma marca pode ser um importante diferencial para uma empresa, ainda mais quando consideramos o cenário atual. Busca apresentar, por meio do melhor entendimento dos processos decisórios subsidiados pelas novas descobertas das neurociências aplicadas ao Marketing, formas distintas de gerar e administrar marcas sólidas e longevas, e assim, contribuir com o sucesso de uma organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte..

 

Conteúdo Programático

  1. Aula 1 Marca no contexto mercadológico
    1. O que é marca e sua importância para as estratégias mercadológicas;
    2. A marca e o Marketing Estratégico: como entender o branding no escopo estratégico de Marketing;
    3. Gestão de Marca;

 

  1. Aula 2 Composto de marca
    1. A composição estratégica de Marketing;
    2. Identidade da marca – como construir uma marca única;
    3. Personalidade de marca;
    4. Lovemarks : como as marcas deveriam ser percebidas pelos consumidores;

 

  1. Aula 3 Marca e Neuromarketing
    1. O que é Neuromarketing e sua contribuição para a criação de marcas fortes;
    2. Os processos decisórios, o Sistema 1 e Sistema 2 e as formas de interpretar os estímulos de Marketing;
    3. Atalhos, gatilhos, primings e marcadores somáticos;
    4. Aprendizagem e Associação de Marca: os viés cognitivos na interpretação de marca;

 

  1. Aula 4 Essência da Marca
    1. Forma, como tornar concreta a percepção da marca;
    2. Função da marca, aspectos lógicos e emocionais em sua interpretação;
    3. Valores de uma marca e propósito: o que você oferece aos seus clientes, produto ou propósito;
    4. O uso das metáforas visuais para fortalecimento da marca;
    5. Extensão e uso da marca, como tornar sua marca relevante no cotidiano dos consumidores;

 

  1. Aula 5 Branding Sensorial
    1. A fábrica dos sentidos: como usamos os cinco sentidos para interpretar os estímulos de marketing;
    2. Componentes visuais;
    3. Componentes auditivos;
    4. Componentes táteis;
    5. Componentes olfativos;
    6. Componentes gustativos;

 

  1. Aula 6 A percepção de marca no PDV
    1. As duas formas de caça: o consumidor vai as compra e o consumidor faz as compras;
    2. A percepção de marca no momento de ir as compras;
    3. A marca como facilitador do processo de compra no PDV;

 

  1. Aula 7 Preço… uma dor de cabeça
    1. Percepção da dor do preço;
    2. Como uma marca por minimizar a dor do preço;
    3. Preço e qualidade;
    4. Percepção de preço e estratégias de marca;

 

  1. Aula 8 Marca e as estratégias de comunicação
    1. O mix de comunicação nas estratégias de marca;
    2. A marca facilitando a fluência da comunicação;
    3. Percepção de marca;

 

Expositor:

Prof. Dr. Sérgio Luis Ignácio de Oliveira

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu (1994), mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), doutor em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), e pós-doutor em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Atualmente é colaborador do IBMEC (cursos In Company), professor de pós-graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru), e do SENAC nos cursos de Marketing Digital. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Mercadológica, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão em alimentos e bebidas, marketing, estratégias mercadológicas, administração mercadológica, comportamento do consumidor e Marketing Digital. Professor há 18 anos nos níveis de Mestrado (4 anos), Pós-graduação (14 anos) e Graduação. Trabalhou por mais de vinte anos em empresas de vários ramos de atividade, nas áreas de Administração de Materiais, PCP e Administração de Vendas. Sócio diretor da empresa Inteligência Cursos e Soluções. Palestrante, consultor e autor dos livros: Desmistificando o Marketing (2007 – versão digital lançada em 2016), e co-autor da coleção Marketing em tempos modernos, que compreende os livros: Marketing Estratégico, Marketing B2B, Marketing Tático e Marketing Novas Tendências (2016). Gestão Estratégica de Marcas (2017). Desmistificando o Neuromarketing (2020).

 

Outros detalhes:
• As aulas serão disponibilizados via senha de acesso aos participantes por 3 meses.
• Certificado de participação
• Emissão de NF

Bônus: Durante esse período os alunos das aulas on-line terão direito a contar com um “Coaching” do instrutor por meios eletrônicos (e-mail, whatsapp e vídeo conferência) limitado a 2 horas por mês por aluno por período de três meses.

Bônus 2: os participantes terão acesso a duas lives durante o curso: Planejamento Estratégico de Marketing: como responder as novas demandas do mercado; Neurobranding: como potencializar as estratégias mercadológicas em novos contextos.