Homenagem a todos os Consultores de Organização pelo seu dia

A Consultoria de Organização é uma profissão. Por não ser regulamentada – e defendo veementemente que continue assim – há dificuldade para o público geral entender esta atividade como uma profissão. Temos Consultores de Organização Administradores, Engenheiros, Médicos, Advogados, Contadores, Economistas, Psicólogos e uma incontável quantidade de outras categorias profissionais, e cada um deles na sua especialização, de alguma forma, contribuem, quando abraçam esta profissão, para melhorar a produtividade e as condições de trabalho dos seus clientes.

A Consultoria de Organização profissional tem padrões e standards específicos. O ICMCI / CMC Global em parceria com seus institutos nacionais membros, têm materializado estes padrões em um Corpo de Conhecimento da profissão (CBK), um Modelo de Competências e uma Norma ISO ( ISO/IEC 20700:2017). Em resumo, não basta ser um especialista e ter conhecimentos específicos da sua área de atuação. A interação com os clientes e as condições para atende-los profissionalmente requer que se desenvolvam competências específicas para o exercício desta profissão. Estes padrões sustentam a certificação internacional do ICMCI / CMC Global Certified Management Consultant, CMC, que identifica o Mais Alto Padrão de Consultoria Mundial.

Desde os anos 90, a Internet, o desenvolvimento das Telecomunicações, a crise de 2008, entre outras causas, e agora a pandemia do COVID-19, transformaram e transformam o atividade empresarial, com reflexos importantes tanto na forma como no conteúdo da prestação do serviços de Consultoria de Organização. A era digital impõe às empresas profundas mudanças, a que elas se resistem, incluindo as consultorias e os consultores. A noção clara, adquirida no decorrer destes últimos 20 anos de vivência no mundo dos negócios, que não somos mais autossuficientes será testada no período pós pandemia pois, tudo indica, as empresas e os países tendem a criar políticas isolacionistas. A revisão de propósitos, o compartilhamento de talentos, a sociedade em rede e a necessidade de inovar profundamente tanto a forma de fazer negócios, quanto a forma de gerir negócios e a forma de integrar pessoas serão desafios a serem enfrentados pelos gestores mas, fundamentalmente, desafiarão fortemente os Consultores de Organização, sem distinção de especialidade ou de tamanho. A “indústria” da Consultoria precisará de ambientes heterogêneos de discussão e análise de problemas críticos que as empresas enfrentarão se quiser entregar soluções criativas e inovadoras aos stakeholders, que são representados genericamente pela “sociedade”, para dar continuidade ao progresso a que nos acostumamos.

É nesta hora que qualquer Consultor de Organização deverá contar com uma rede internacional de relacionamentos de alto padrão profissional, com instrumentos específicos para promover a interação, que promova a troca de experiencias, a discussão sobre possíveis diagnósticos, o acesso a novas ferramentas e o raciocínio criativo. O ICMCI / CMC-Global e os institutos que o integram, demonstram-se especialmente aptos, pela sua cultura e pela sua competência, para conduzir esta tarefa, institucionalmente, integrando as mentes de grandes, médias e pequenas organizações de consultoria, assim como com consultores autônomos, os Provedores de Serviço de Consultoria de que tanto fala a norma ISO 20700: 2017.

Nossos clientes são a razão de ser do nosso trabalho como Consultores de Organização. São eles que geram valor e riqueza para a sociedade. Nós apenas auxiliamos no seu desenvolvimento e em catalisar os seus esforços para obter os seus resultados almejados. Se fizermos o nosso trabalho bem feito, seremos recompensados e enriqueceremos junto com eles. Se eles falharem, nós teremos falhado também.

Então, ao cumprimentar e congratular os meus colegas, que abraçam esta profissão da qual sempre me orgulhei em exercer, cumprimento de maneira especial também todos os nossos clientes, por terem a ousadia de nos permitirem entrar nas suas casas e nos dar espaço para lhes fornecer ajuda.

Cristian Welsh Miguens, CMC

Sócio Diretor da IRON Consultoria

Conselheiro do IBCO

Membro do QAC e do Finance Committee do ICMCI / CMC-Global

Perfil do Colunista

Cristian Welsh Miguens
Cristian Welsh Miguens
Sócio Diretor da IRON Consultoria

Foi Presidente do IBCO-Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização e Delegado diante do ICMCI; é sócio Diretor da IRON Consultoria; foi Professor da Escola de Negócios da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo.